segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Unidade de Tratamento de Resíduos Urbanos


No dia 20/08/2012 nós alunos do 1°A, juntamente com as professoras, nos dirigimos a Unidade de Tratamento de Resíduos Urbanos da cidade de Santo Augusto, para conhecer como é o trabalho e como acontece a separação e a classificação do lixo.
Os componentes do nosso grupo que estamos desenvolvendo o trabalho sobre a temática ‘’Para Melhorar a Minha Alimentação’’ fizemos perguntas ao Sr. Itamar que estava no serviço como vigilante, ele também nos mostrou todas as máquinas e onde eram colocados resíduos urbanos, e também a lagoa de Percolado e a lagoa de Chorume que é impermeabilizada.
São produzidas diariamente aproximadamente 15 toneladas de lixo na cidade de Santo Augusto sendo que pelo fato de não haver a separação adequada aproximadamente  apenas 3 toneladas são reaproveitadas.
Realizamos os seguintes questionamentos:
v  O Que é feito com os Resíduos Orgânicos que chegam das casas para na UTAR?
É transformado em adubo orgânico quando possível, se ocorreu a contaminação é inutilizado.
v    Alguns alimentos que chegam das casas podem ser reutilizados?
Somente como Adubo.
v   Percebe-se que ocorre o desperdício de alimento?
            Sim há muito desperdício de alimento, que poderia alimentar muitas pessoas.
A Usina estava desativada por encontrar-se em obras. No momento o lixo que está sendo coletado em Santo Augusto está sendo levado para a cidade de Giruá, onde existe uma Usina de tratamento.
Também fomos à ARASAR EMBALAGENS ‘’Associação dos Revendedores de Agroquímicos de Santo Augusto e Região’’ onde ficamos sabendo  que as embalagens de agrotóxicos são todas separadas por tamanho e organizadas para serem transportadas para Giruá-RS e posteriormente  para o estado de  São Paulo onde são  derretidas e reaproveitadas.
A Readequação da Unidade de Tratamento de Resíduos Urbanos estará sendo concluída em dois meses, quando ocorrerá a efetivação das atividades. Com essa visita reaprendemos a importância da separação do lixo e reafirmamos o compromisso como cidadãs com o ambiente.
Rayane & Elis Regina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário